Workshop e Livro de Juliana Moraes, da Companhia Perdida

A Companhia Perdida oferecerá em fevereiro um workshop intensivo de 15 horas de duração sobre seu novo trabalho, ainda inédito. A pesquisa gira em torno da ação individual e coletiva, a partir de roteiros rigidamente pré-estabelecidos, que tencionam a relação entre liberdade e condicionamento, entre criação e interpretação. Busca-se o movimento maçante e repetitivo que estremece afetos, represa a fala e desafina o canto. Em meio a isso, avistam-se frestas de humanidade e compaixão na persistência do toque, na insistência da respiração e no movimento que continua apesar do cansaço. Interessados devem enviar CV resumido e carta de interesse até 10 de fevereiro, por e-mail.

Lançado ano passado, o livro “Dança, Frente e Verso”, da bailarina, coreógrafa e professora Juliana Moares, diretora da Companhia, reúne a evolução de seu trabalho, desde vivências pessoais, da procura por objetos simbólicos, texturas e vocabulários de gestos para suas personagens reais e literárias. São três capítulos teóricos: o primeiro oferece revisões necessárias frente ao pensamento de Rudolf Laban, questionando-se especialmente seu conceito de harmonia; o segundo reflete sobre obras coreográficas que se desdobram para o espectador em pausa versus obras que solicitam o deslocamento do espectador; o terceiro descreve como a autora organiza temporal e espacialmente suas peças a partir da repetição, influenciada pela psicanálise e alguns autores pós-estruturalistas. O texto teórico se trança ao pessoal, já que os assuntos tratadas na frente reaparecem no verso, somando diferentes vozes para um discurso complexo e desafiador, tanto do ponto de vista acadêmico quanto pessoal. A publicação já está disponível nas livrarias e no site da editora nVersos.

Idealizada tendo em vista a colaboração entre os artistas participantes e a criação coletiva, a Companhia Perdida se destaca pela atenção dispensada a todas as etapas do processo de criação e a todos os elementos de um espetáculo, funcionando como um fórum de debates não apenas para os bailarinos e coreógrafos envolvidos, mas também para os demais artistas e profissionais colaboradores, tais como figurinistas, artistas visuais e pesquisadores. Nesse sentido, ainda é importante destacar que os espetáculos da Companhia sempre contam com trilhas sonoras originais (compostas por músicos como Jonas Tatit e Laércio Resende). A Companhia também oferece oficinas, ateliês coreográficos e workshops de curta ou longa duração ao público interessado. Recentemente, publicou o livro eletrônico Sensorimemórias: um processo de criação da Companhia Perdida, publicado na íntegra aqui no idanca.net.

SERVIÇO:

Workshop da Cia Perdida em Fevereiro de 2014

Dia 21 de fevereiro das 19h às 22h
Dias 22 e 23 de fevereiro das 11h às 17h
Inscrições: Interessados devem enviar cv resumido e carta de interesse até 10 de fevereiro para contato@companhiaperdida.com.br

Dança, frente e verso, de Juliana Moraes

Editora: nVersos
Edição: 1º edição
Formato: 14 x 23 cm
Páginas: 204
ISBN: 978-85-64013-82-7
Preço: R$42,00