XI Festival de Dança do Recife faz a cidade dançar
Com o tema Encontros e Deslocamentos, a décima primeira edição do Festival de Dança do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura, que acontece de 5 a 14 de outubro, traz 11 espetáculos locais e 11 de outros Estados (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas e Bahia), além de três oficinas, mostra de vídeo-dança, palestras e o bate-papo entre platéia e artistas intitulado Dança em Palavras.
O festival investe nas produções de danças populares e de dança de rua, deslocadas e reconfiguradas para o palco em obras contemporâneas. O Hip Hop sobe aos palcos com o Grupo de Rua de Niterói (RJ) que abre o festival com o espetáculo H2 2005, integrando a dança de rua à dança contemporânea. Mas as coreografias mais uma vez não estão restritas aos palcos. A dança invade o Centro do Recife e as comunidades de Peixinhos, Chão de Estrelas e Brasília Teimosa, através de oficinas e espetáculos descentralizados. Além disso, estudantes e moradores das comunidades têm acesso gratuito aos espetáculos através de cota de ingressos estabelecida pela coordenação do festival em parceria com escolas públicas e representantes do Orçamento Participativo das Regiões Político-Administrativas (RPAs).
Este ano, a programação pedagógica do festival dá um salto de qualidade. Além das oficinas gratuitas de Dança Contemporânea e Dança de Rua, destinadas a bailarinos, coreógrafos, e adolescentes das comunidades do Ibura, Peixinhos e Chão de Estrelas, o festival realizou antecipadamente duas grandes atividades: Residência Artística e Curso Teórico-Prático de Vídeo-dança.
Para ver a programação completa e ter mais informações, clique aqui!